quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Paço imperial data:21/10/10

Situado no centro da cidade do Rio de Janeiro,o paço imperial é um raro exemplo de monumento histórico que,em diferentes momentos, foi palco de importantes acontecimentos de nossa história.
De 1743 a 1763 como colônia de portugal,foi sede de governo no Brasil.Com a transferência da sede do Governo Geral para o Rio de Janeiro,tornou-se palácio dos Vice-Reis até 1808.A partir de então passou a abrigar a Família Real,que se transeferiu de Lisboa para o Rio de Janeiro,recebendo o nome de Paço Real.Depois da Proclamação da Independência (1822),e até a Proclamação da República (1889),passou a ser chamado de Paço imperial.Após a Proclamação da República,o prédio foi sede do Departamento de correios e telégrafos.
Em 1938,foi tombado pelo SPHAN,atual IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,e,em 1985,depois de restaurado,tornou-se o centro cultural do IPHAN,Ministério da Cultura.
O prédio sofreu inúmeras modificações de nomes e de funções,passou por diversas reformas arquitetônicas,mas não perdeu sua beleza,sua majestade e a condição,através dos séculos,de testemunha da história do nosso país.
No Paço Imperial,as expressões do mundo atual dialogam com as referências do passado,convidando o visitante a passear pelos tempos.Sua programação diversificada inclui artes plásticas,cinema,teatro,música,biblioteca,atividades educativas,seminários e serviços de lojas e restaurantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário